Rise & Fall

Civilization VI: Rise & Fall será a primeira grande expansão de Civilization VI. O jogo que marcou novamente a saga trazendo-a de volta ao topo, após o fracasso de Civilization V, irá assim receber imensas adições que prometem torna-lo ainda mais interessante.

Com esta expansão, o jogo terá alguns elementos já presentes em títulos anteriores. Voltamos a ter mini ‘achievements’ como ser o primeiro a circum-navegar o mundo. Mas estes vêm com a possibilidade de os ver numa espécie de ‘linha temporal’ que ilustrará o nosso progresso ao longo do jogo, a nossa história.

 

Teremos de volta as ‘Eras Douradas’ mas vêm também as ‘Idades das Trevas’. Como é de esperar, as primeiras ajudam imenso enquanto as segundas aumentam bastante a dificuldade. Contudo, a ‘Idade das Trevas’ pode abrir a porta para uma ‘Era Heróica’, que é ainda melhor que uma ‘Era Dourada’. Tudo dependerá de como lidarmos com estes eventos. E uma coisa é certa: ambas as eras vão afectar a ‘Lealdade’ das vossas cidades.

Sim, nesta expansão, as cidades passam a ter ‘Lealdade’, um factor determinante que poderá levar as cidades a abandonar o reino, se a ‘Lealdade’ delas foi muito baixa. Rebeliões haverá de certeza com baixa ‘Lealdade’. Já mantê-las fieis a nós ajudará a baixar a ‘Lealdade’ de cidades inimigas próximas do nosso reino, podendo assim conquistar cidades sem recorrer a força militar.

 

Também iremos ver Governadores, que podem especializar a cidade através de benefícios únicos, e que podem ser ganhos de maneira semelhante às ‘great persons’.

 

Provavelmente a melhor notícia é mesmo o melhorar do sistema de ‘Alianças’. Antes resumia-se a “não vou intervir no que estiveres a fazer”. Em Rise & Fall, as alianças vão passar a ser especializadas – pesquisa tecnológica, militar, económica, cultural ou religiosa – e fornecem benefícios relacionados com o tipo de aliança. E quanto mais tempo a aliança durar, melhores os benefícios.

 

E caso achem o jogo demasiado fácil, entra também em vigor uma nova mecânica que ajuda a equilibra-lo. ‘Situações de Emergência’ são eventos que Rise & Fall introduz, despoletados por grandes acontecimentos importantes como converter uma Cidade Sagrada a outra religião ou usar uma arma nuclear. Quando ocorrem, as restantes nações podem-se unir para prejudicar a nação que causou a Emergência. Não é algo directo, as nações que se juntarem vão ter de completar um objectivo comum para ganhar benefícios. Se falharem, beneficiam quem provocou a Emergência.

Este sistema ajudará a equilibrar o jogo contra nações que sejam muito avançadas. Permitirá também envolver mais os jogadores que prefiram um estilo de jogo mais isolado.

 

E por fim, como não podia deixar de ser, esta expansão irá incluir novas civilizações e lideres.

Pessoalmente, estas novidades todas deixaram-me ainda mais entusiasmado e com vontade de voltar a jogar este grande jogo. Rise & Fall estará disponível em Janeiro de 2018.

Aqui fica a página e trailer oficial desta expansão.

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.