C'Thun

Whispers of the Old Gods saiu há uma semana e com a edição veio o novo formato de jogo, Standard. Novos decks estão a nascer todos os dias e o ambiente de construído não era tão diverso há meses. No entanto já alguns decks começam a reclamar o domínio do ambiente e é sobre um desses decks que venho falar hoje. C’thun Priest :

 

2x [Power Word: Shield]

2x [Northshire Cleric]

1x [Shadow Word: Pain]

2x [Beckoner of Evil]

1x [Loot Hoarder]

2x [Shadow Word: Death]

1x [Acolyte of Pain]

1x [Brann Bronzebeard]

2x [Disciple of C’Thun]

1x [Twilight Elder]

2x [C’Thun’s Chosen]

2x [Hooded Acolyte]

1x [Excavated Evil]

2x [Holy Nova]

2x [Twilight Darkmender]

2x [Entomb]

2x [Cabal Shadow Priest]

1x [Twin Emperor Vek’lor]

1x [C’Thun]

Como facilmente se vê, este é um deck de [C’Thun], mas quem acha que o deck precisa do Old God para ganhar o jogo está incrivelmente enganado. Este deck joga com as forças e fraquezas que a classe de Priest sempre teve ganhando vantagem sobre o oponente lenta mas ininterruptamente, acabando por ganhar o controlo da mesa e eventualmente, ganhar o jogo.

As estrelas

Relativamente a criaturas as [Twilight Darkmender] e o [Twin Emperor Vek’lor] são as estrelas do deck, especialmente quando acompanhados pelo [Brann Bronzebeard]. Ambas as criaturas geram incríveis quantidades de valor a entrar virando facilmente o jogo a favor de quem as jogou. Apesar dos jogos normalmente acabarem com a evocação do [C’Thun], são estas criaturas que permitem sobreviver até esse ponto e em alguns casos conseguem ganhar antes de C’Thun aparecer.

Relativamente a feitiços, a maior estrela é o [Entomb], sendo que contra alguns decks é quase injusto, por exemplo, outros decks que usem o [C’Thun], por apenas 6 de mana remove o deles de jogo e da-nos um segundo C’Thun para usarmos mais tarde. Também é incrivelmente útil contra decks de DeathRatle, removendo as criaturas mais problemáticas sem usar as suas habilidades e dá-nos a possibilidade de as usar mais tarde. Contra Zoo pode tirar os gigantes de jogo. Podia continuar, mas acho que já deu para perceber

Logo a seguir vêm os [Power Word: Shield], por apenas 1 mana este feitiço torna uma troca entre bichos apenas na destruição da criaturas oponente e ainda nos permite comprar uma carta no processo. Quando usada no momento certo, esta carta pode ser devastadora.

 

O Suporte

Infelizmente nem só de estrelas vive uma equipa. Apesar de não terem o nível de poder das cartas mencionas acima, algumas das restantes cartas do deck conseguem gerar enormes quantidades de valor no decorrer de um jogo. As [Cabal Shadow Priest] fazem um óptimo trabalho a virar uma mesa a nosso favor, garantindo-nos presença de mesa e removal numa só habilidade. Infelizmente a utilidade da [Cabal Shadow Priest] é muito condicionada pelo deck que o oponente está a usar, podendo haver alguns jogos em que simplesmente não existem alvos, e nesses casos uma 4/5 por 6 não é o melhor dos negócios

[Shadow Word: Pain] , [Shadow Word: Death] , [Excavated Evil] e [Holy Nova] são as restantes maneiras que o deck tem de destruir criaturas oponentes sem depender da capacidade de manter criaturas em jogo e todas elas fazem incrivelmente bem o seu trabalho. Destruir a jogada de 6º ou 7º turno com uma  [Shadow Word: Death] pode gerar tempo suficiente para virar um jogo a nosso favor.

O resto 

O resto do deck é responsável por aguentar o inicio do jogo e impedir o nosso oponente de nos matar. Este deck não ganha depressa, nem sequer tenta ganhar nos turnos médios, mas sim algures depois do turno 15 na melhor das hipóteses. O grande objectivo é garantir que o [C’Thun] tem os 10 de ataque necessários para as [Twilight Darkmender] e o [Twin Emperor Vek’lor] ficarem activos e que estamos vivos para os usar. Usem estas cartas para trocar, obriguem o vosso oponente a fazer trocas menos boas e ganharam o jogo.

Ultimas notas

Como podem ver o deck tem várias cartas com uma só cópia, cheguei a esta lista depois de vários jogos e fui-a afinando tendo em conta o que estava a enfrentar. A medida que os decks forem mudando também irá a lista para melhor se adaptar.

De momento é tudo, divirtam-se e salvé C’Thun

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.