Terraforming Mars

Terraforming Mars é um excelente jogo que merece as cotações dadas tanto neste site como noutras comunidades. Facilmente um dos melhores jogos ‘engine building’ que existe actualmente (para quem não conhece o termo, este refere-se a jogos onde temos de desenvolver um ‘motor’ que nos ajuda a chegar ao objectivo, ou que nos ajuda a desenvolver ainda mais esse mesmo ‘motor’, de forma exponencial). Para além disso, tem ainda um modo ‘solo’ (single player) que é altamente desafiante tornando-o um dos melhores board games para se jogar sozinho. O objectivo, para além de os objectivos de terraformação que o jogo impõe (14% de oxigénio, 9 oceanos, +8 ºC de temperatura) é tentar sempre fazer o máximo número de pontos, tentando bater o nosso recorde pessoal.

Com mais de 200 jogos em modo solo, dos quais 30 vitórias, acabei por me aperceber de vários pontos fulcrais para ajudar a chegar à vitória com muitos pontos. Em termos das 5 melhores pontuações, tenho: 137 com a Tharsis Republic, 126/118 com a Teractor, 117 com a Throgate e 104 com a Teractor. Decidi, portanto, partilhar com vocês estes pontos que acho importantes para vos ajudar nos vossos jogos de Terraforming Mars modo solo (se acharem que ajudam, claro).

 

Ponto 1: Um jogo de chance

Quem já tem experiência em Terraforming Mars sabe que o jogo tem uma componente de sorte considerável. Sorte nas cartas que se vão buscar ao baralho. Contudo, a solo este factor é muito mais acentuado. O baralho é enorme, 200 cartas, e sem acesso a acções que nos vão buscar mais, só conseguimos ver 62. Mesmo que por algum motivo tenhamos logo de inicio a habilidade de comprar mais 2 cartas por turno, e jogando todas as outras que deixam ver mais cartas e ainda os placement bonus, vemos cerca de 100 a 120. Ou seja, ainda ficam muitas cartas de fora. Só isso tem um impacto gigante em todos os jogos (e é a razão porque em mais de 200 a solo só consegui ganhar uns 30).

Dado que é impossível ganhar o jogo fazendo somente os ‘standard projects’, a nossa capacidade de responder às condições de vitória estará directamente ligada às cartas que nos forem saindo.

Uma maneira de trabalhar as chances a vosso é dividir o deck em 2 ou 4 decks e irem comprando deles alternadamente. Pode parecer que não faz diferença mas faz imensa.

Decks

Deixar uma resposta