patch de Duelyst

Criado pela equipa CounterPlay Games, os criadores de Diablo, Duelyst é um jogo de estratégia em turnos que mistura componentes de vários outros jogos, por exemplo Magic: The Gathering, Hearthstone e até Heroes of Might And Magic.

Duelyst mete-nos a controlar o general de uma de seis possíveis cidades estado que tentam controlar toda a região, defrontando-se em batalha para assegurar o seu domínio.

 

Relativamente ao que o jogo oferece durante uma partida, funciona de forma muito semelhante a um jogo de Hearthstone com o componente de um campo de batalha como o de Heroes. Cada jogador compra duas cartas por turno e ganha um cristal por turno, cristais esses que são reutilizáveis no início de cada turno. Tal como Hearthstone os jogadores podem evocar criaturas ou conjurar feitiços com diversos tipos de efeitos, desde comprar cartas extras, destruir criaturas inimigas ou fortalecer criaturas aliadas, entre vários outros.

O que diferencia entre Duelyst e qualquer outro CCG é a mecânica do campo de batalha. Toda a vez que um jogador evoca uma criatura tem de escolher um espaço vazio no campo de batalha adjacente ao próprio herói ou a uma criatura aliada e como parte da acção de cada unidade, criatura ou herói, podem andar pelo campo de batalha possibilitando situações de jogo em que é possível afastar uma criatura mais fraca de uma mais forte, bloquear o caminho ao oponente ou impossibilitar a evocação de criaturas inimigas ocupando os pontos chave do mapa.

Alem disso existem efeitos disponíveis aos jogadores que só fazem sentido quando tempos em conta o campo de batalha. Criação de armadilhas que dão dano a todos os inimigos que passem pela área, criação de muralhas que ferem os inimigos que acabam o turno adjacente a elas e construções que vão evocando criaturas todos os turnos.

Adicionando a isto as próprias criaturas têm uma enorme diversidade de habilidades que passam pelo já normais “Pode atacar no turno em que entra” , “Pode atacar duas vezes” ou “Ataca todos os oponentes adjacentes”, mas além disso o jogo dá-nos habilidades que permitem as criaturas atacar a distancia, teleportar inimigos para outra zona do mapa, ficar mais fortes ou mais fracos consoante estão perto/longe do nosso herói/do herói oponente.

Todos estes aspectos únicos a este jogo ajudam a diferencia-lo dos restantes jogos, criando uma mistura quase perfeita entre as diversas estratégias presentes tanto em CCG e jogos de acção. Adicionalmente, além de ter um sistema de construído como Hearthstone em que cada vitória deixa-nos avançar mais um passo até rank 1 o jogo disponibiliza-nos uma enorme quantidade de missões para jogo individual, a maioria sendo enigmas que quando resolvidos pela primeira vez dão ao jogador uma recompensa.

Adicionalmente, o jogo recompensa jogadores activos, tendo missões diárias, tal como Hearthstone, e recompensando a primeira vitória diária (muito ao género de outros jogos, por exemplo League of Legends), dando um incentivo aos seus jogadores para jogarem todos os dias.

No momento em que este artigo está a ser escrito a equipa está a trabalhar no formato de limitado, semelhante a arenas no Hearthstone, e um dos planos futuros é lançamento para plataformas móveis, que, julgando pelo que aconteceu no Hearthstone vai ser o momento do grande boom de utilizadores a  jogar.