Fallout 4 é um jogo onde violência e morte não é apenas esperada, é quase imperativa, tal como já foi confirmado por Todd Howard, o produtor do jogo na sua entrevista ao The Guardian: “Não vos posso dizer que é possível completar o jogo sem violência – isso não é um dos nossos objectivos”. Dado o mundo pós-apocalíptico de Fallout e a história de Fallout 4, faz sentido que assim seja e embora seja possível completar algumas missões e partes do jogo sem recorrer a violência, há muitas ocasiões onde somos encaminhados a eliminar ameaças.

Contrariamente aos jogos anteriores da série, Fallout 4 está mesmo desenhado para que a violência seja a forma mais usada de concluir as várias missões do jogo, apresentando poucas opções diplomáticas e até mesmo alguns bugs que forçam conflito com personagens do jogo mesmo quando a opção diplomática está presente. Por causa disto, e devido ao jogo estar tão focado no combate, tem sido dito que é impossível concluir o jogo sem matar ninguém.
Mas claro, quando algo parece ser impossível de fazer num grande jogo, existirá sempre quem tente provar o contrário e muitos fãs têm-se empenhado nisso. É aqui que se destaca Kyle Hinckley que não só venceu o jogo com 0 mortes nas suas estatísticas, como também o fez no modo mais difícil e o documentou em vídeo para comprovar o seu feito, vídeo esse que está disponível no seu canal de youtube “The Weirdist“.

Durante dezenas de horas, sucessivas repetições e tentativas, após muitos desgostos e vontade de desistir, Kyle conseguiu provar que não é impossível acabar o jogo com 0 de mortes pessoais nas suas estatísticas, mas que é bastante frustrante e que requer imenso tempo e paciência. Só o conflito final contra o nemesis do jogo demorou 5 horas.
Isto não significa que nenhuma personagem do jogo morreu, não. Apenas que Kyle não os matou directamente. Em vez disso, ele levava inimigos para locais onde eles não o conseguiam seguir, escolheu algumas habilidades que lhe permitiam pacificar inimigos sem violência, e por outras vezes ele levava os inimigos a provocar outras personagens para que estas lidassem com os seus inimigos.

Claro que o jogo de Kyle não foi perfeito, existem jogadores que já descobriram maneiras mais eficientes de ultrapassar certas partes do jogo sem terem de matar alguém. Mas até ao momento Kyle foi o único a conseguir completar o jogo por completo desta maneira.

É possível ver a primeira parte do seu vídeo aqui, e o resto deles no seu canal: