Fortnite

Há uns meses atrás, ocorreu um bug que permitiu cross-play de Fortnite entre plataformas diferentes. Desde então a Epic Games decidiu desenvolver esse cross-play entre plataformas e lançou no passado dia 12 de Junho, em plena E3 2018, uma versão para Nintendo Switch que permite os utilizadores jogarem com outros jogadores que joguem Fortnite em iOS, Mac, Windows PC ou Xbox One. Só há um problema: a Sony parece não ter gostado disso e criou um bloqueio às contas do jogo.

De momento, quem tiver usado uma conta para jogar na PS4, não poderá usar a mesma conta para jogar na Switch. E vice-versa. Quem tenta jogar na Switch com a mesma conta, recebe este aviso:

O aviso é bem claro, este problema não está do lado da Epic Games. É uma farpa atirada directamente à Sony e a um bloqueio sem sentido quando o cross-play só agora se começa a desenvolver.

Já quem tenta entrar numa PS4 com uma conta de Fortnite usada num computador ou na Switch, recebe um aviso semelhante:

 

Pode parecer algo insignificante, criar contas é fácil. O problema é que uma conta nova significa que se perde o progresso já feito no jogo e perde-se o acesso a qualquer Battle Pass comprada para uma plataforma. Obviamente, os jogadores ficaram furiosos.

 

Após alguns dias de silêncio, a Sony lá decidiu responder mas a sua declaração não esclareceu nada nem trouxe calma a esta polémica.

“Estamos sempre dispostos a ouvir o que a comunidade PlayStation tem a dizer para melhorar a sua experiência de jogo. Fortnite já é um grande sucesso entre os fãs da PS4, oferecendo uma verdadeira experiência free-to-play, para que jogadores possam entrar e jogar online facilmente. Com mais de 79 milhões de PS4 vendidas pelo mundo fora, e com mais de 80 milhões de jogadores activos na PlayStation Network, criamos uma comunidade gigante de jogadores para que possam jogar Fortnite em conjunto, bem como outros jogos online. Oferecemos também apoio de cross-play para Fortnite para PC, Mac, iOS e Android, aumentando a oportunidade para fãs do jogo, que usem a PS4, de jogarem com ainda mais jogadores de outras plataformas.
Não temos mais nada a acrescentar sobre este ponto de momento”

Esta declaração é clara: cross-play é aceite pela Sony desde que não seja entre consolas, que competem no mercado entre si. Não se trata de nenhum bloqueio físico, é uma decisão estratégica e de mercado.

Toda esta situação pode ser bastante prejudicial para a Sony. Como bem referiram, Fortnite é um sucesso gigante e uma polémica destas a estalar durante uma E3 pode trazer fortes perdas à companhia e que os restantes competidores, como Nintendo e Xbox, começam agora a aproveitar.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.