Imperial Settlers

Imperial Settlers é outro jogo criado por Ignacy Trzewiczek, o mesmo que criou Robinson Crusoe e Stronghold, e que recebeu vários prémios em 2014. Simples, rápido e divertido, este jogo foi claramente inspirado na saga de jogos de computador Settlers. Tal como nessa saga, em Imperial Settlers controlamos uma civilização e teremos de gerir recursos, que nos permitem obter edifícios e população e depois usar esses para fazer acções que nos dão pontos de vitória, outros recursos ou prejudicam o adversário. Cada civilização possui os seus pontos fortes e fracos, ao fornecer recursos específicos na fase de produção, ao permitir acumular certos recursos para rondas seguintes, e ao fornecer uma acção única para essa facção, para além de ter também os seus edifícios únicos, representados sob forma de cartas.

Neste jogo, cada jogador terá de construir a sua civilização o melhor que conseguir durante 5 rondas, usando cartas de edifícios que são comuns a todos os jogadores e as cartas de edifícios únicos da sua própria facção. Interacção entre jogadores prende-se apenas com a opção de destruir edifícios de outro jogador e assim ganhar recursos, mas essa não é nem obrigatória nem condiciona em demasia o jogo de outros. No final, ganha quem tiver mais pontos de vitória, sendo estes obtidos pelo número de edifícios (geralmente 1 por cada edifício comum e 2 por cada edifício único da facção) e por acções que alguns edifícios permitem ter.

https://i0.wp.com/www.boardgamequest.com/wp-content/uploads/2014/10/Imperial-Settlers-Cards.jpg?w=696

Cada ronda divide-se em 5 fases:

1ª fase, a da exploração, cada jogador vai adquirir cartas de edifícios comuns através de um draft, e uma carta do topo do baralho de edifícios únicos da sua facção.

2ª fase, a de produção, onde cada jogador ganha recursos indicados na telha da sua facção bem como os recursos indicados nos edifícios de produção e de negócios que tenha estabelecido. Durante esta fase cada jogador poderá colocar um ‘Escudo’ num edifício, indicado que é preciso gastar pelo menos mais uma espada para o pilhar.

3ª fase, a de acções, onde cada jogador poderá, à vez, fazer uma de várias acções:

– construir um edifício pagando o custo dele em recursos (edifícios únicos requerem que se abdique de um edifício comum)

– realizar um negócio, pagando 1 de comida para baixar uma carta de edifícios únicos para colocar essa carta no topo da telha de facção. Imediatamente recebe-se o recurso dado por esse negócio e em rondas futuras volta-se a receber esse recurso na 2ª fase.

– Pilhar um edifício comum de um adversário, usando pelo menos duas Espadas. Ao pilhar um edifício, recebe-se os recursos nele indicados. Também se pode pilhar cartas da própria mão, gastando uma Espada para o fazer, e ganhando os recursos indicados.

– Activar um edifício, pagando quaisquer custos que este tenha.

– Gastar dois trabalhadores para ganhar 1 recurso ou carta.

Esta 3ª fase só termina quando todos os jogadores passarem, e uma vez passada a jogada um jogador não poderá voltar a jogar nessa fase e terá de esperar que os outros acabem as suas acções.

4ª fase, a da limpeza, onde cada jogador remove todos os recursos que tem em jogo excepto aqueles que puder guardar. Passa-se para a ronda seguinte.

Ao fim de 5 rondas ganha quem tiver mais pontos de vitória.

http://i0.wp.com/geekdad.com/wp-content/uploads/2014/12/ImperialSettlers-Components.jpg?resize=2000%2C1000

Bastante simples, rápido e divertido, Imperial Settlers não só merece os prémios que recebeu como já se distingue como um jogo de referência e para o qual já existem várias expansões como a da civilização Atlantea e Azteca.

Número de jogadores: 1 – 4

Número ideal de jogadores: 2

Duração de uma partida: 45 a 90 minutos (com experiência, facilmente se joga este jogo em meia hora)

Complexidade: Imperial Settlers é um jogo bastante simples e fácil de aprender, ideal para quem tem pouca experiência de boardgames

Replayability: Imperial Settlers tem alguma replayability, já que cada jogo força-nos a baralhar novamente os baralhos dos edifícios. Ainda assim, ao fim de alguns jogos rapidamente se descobrem tácticas específicas para cada facção e o jogo começa a tornar-se repetitivo.

Avaliação pessoal: 7,6/10

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.