Há dois meses atrás, um jogador detentor de uma Nintendo Switch disse num forum que no ecrã da sua consola aparecia, de vez em quando, o jogo Golf da NES. Para muitos, isso foi levado como um simples ‘bug’ mas os hackers ficaram logo interessados e decidiram investigar. Agora, parece que esse ‘bug’ é na verdade um tributo a Satoru Iwata.

Como sabem, Iwata foi um dos grandes do mundo dos jogos e o CEO da Nintendo durante muitos anos e que falaceu no dia 11 de Julho de 2015 devido a cancro. Antes de chegar a CEO, ele era um dos programadores envolvidos em jogos como EarthBound, Pokemon,  Super Smash Bros e o próprio Golf da NES. Ele era também conhecido por participar activamente no site da Nintendo com a coluna “Iwata Asks”, com um gesto muito típico:

https://i1.wp.com/i.kinja-img.com/gawker-media/image/upload/s--1EsAsdB8--/c_scale,fl_progressive,q_80,w_800/nwfcvbeupnim55xicdvk.gif?w=696&ssl=1

O que tem tudo isto a ver com um possível jogo secreto na Nintendo Switch? Segundo hackers, tudo, pois no ínicio do verão deste ano eles descobriram que dentro da consola existe um emulador da NES com o nome de “Flog” cujo código desse emulador procurava pela data 11 de Julho para activar um comando secreto nos joysticks da Switch e que esse mesmo código indicava que o comando secreto era nada mais do que o gesto de Iwata. Isto, combinado com a data da sua morte e ainda com o facto de “Flog” ser “Golf” mas ao contrário, indiciava que esse jogo secreto seria nada mais do que Golf criado por Iwata mas que só estaria disponível no dia 11 de Julho. De que ano, contudo, não se sabe.

Mas apesar da limitação da data, isso não parece impedir a consola de activar o jogo, como se pode ver no vídeo em cima, basta replicar o movimento com os comandos (o que talvez signifique que a data apenas activasse o comando para a todas as consolas Switch?) e o menu do jogo aparece.

Apesar de vários utilizadores da Switch terem, alegadamente, desbloqueado o jogo na sua consola, a própria Nintendo ainda não se pronunciou sobre este possível jogo secreto e tributo a Iwata. Mas como tentar não custa, se têm uma Switch sigam os passos no vídeo e quem sabe se não vão puder reviver a experiência nostálgica de Golf.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.