Cities Skylines

Um bom jogo e o único que se pode chamar de verdadeiro sucessor de Sim City 4, Cities: Skylines continua bem vivo e em desenvolvimento. Mas, tal como foi apresentado na sua review, este é um jogo ainda incompleto, tanto que DLCs continuam a ser lançados. O próximo será Natural Disasters e incluirá desastres catastróficos, como quedas de asteróides por exemplo. Mas enquanto esperamos por este próximo DLC e por mais adições oficiais, temos a possibilidade de utilizar conteúdo criado por modders e fãs. E há milhares à escolha, tanto no Steam como fora. Alguns destes são essências para melhorar em muito o jogo e são esses mesmos que apresentamos aqui.

Update: Este artigo foi updated para ter em conta algumas das alterações trazidas pelo DLC Mass Transit bem como alguns novos mods que surgiram entretanto e que são muito úteis para melhorar a jogabilidade.

 

Timboh’s Marvelous Interchange Emporium

http://images.akamai.steamusercontent.com/ugc/540775374405734217/DC775B7FF68F70658C415837FDC5955A3371CADE/

Comecemos pelo mais básico do jogo: auto-estradas. Estas vias são as que ligam a cidade ao exterior e permitem que entrem e saiam pessoas e bens. Contudo, as intersecções que o jogo vanilla fornece são pequenas e pouco úteis quando se pretende criar uma rede de autoestradas complexa. E acabam por ser insuficientes quando o tráfego se torna gigante. Para evitar que seja o jogador a construir uma rede de rampas, túneis e viadutos confusa e caótica, o utilizador Timboh criou mais de 30 intersecções diferentes para as auto-estradas, umas inspiradas por exemplos reais, outros simplesmente por diversão. Embora possam parecer iguais, umas são melhores que outras em termos de permitir que o tráfego flua, enquanto outras são mais baratas. Para além de fornecerem imensas opções à rede de auto-estradas, são também esteticamente interessantes.

 

Recycling Center e Advanced Incineration Plants

Edifícios de reciclagem são absurdamente importantes, embora caros. Isto porque o jogo vanilla apenas fornece aterro sanitário e central de incineração de lixo. Ora o primeiro tem capacidade limite, tornando-se necessário colocar dezenas destes. O segundo permite queimar algum lixo, gerar energia eléctrica mas gera imensa poluição. Para cidades com dezenas de milhares de habitantes, estes edifícios não são suficientes. Assim, torna-se importante ir buscar assets como ‘reclycling centers’ e ‘advanced incineration plants’ já que os primeiros permitem fazer desaparecer lixo sem gerar poluição (embora sejam caras) e as segundas permitem queimar uma grande quantidade de lixo, gerando imensa energia eléctrica e praticamente a mesma poluição que uma ‘incineration plant’ do jogo vanilla.

 

No more (cor) pollution

Mods simples que removem a cor roxa da poluição e a torna mais realista. São meramente estéticos mas importantes para tornar o jogo mais visualmente apelativo.

 

All Spaces Unlockable

Este mod permite ao jogador comprar todas as 25 telhas do mapa da região, com custos correctos para cada telha. Sem mods como este, é impossível fazer cidades gigantes com milhões de habitantes.

 

Parking Garages

http://images.akamai.steamusercontent.com/ugc/422564128558488197/ED848170E29764DD13B1CEC233E74DF86D369FF7/

Existem vários assets de garagens e parques de estacionamento. Estes são essenciais porque Cities: Skylines usa uma mecânica de tráfego onde os carros procuram lugar de estacionamento nos edifícios para onde se dirigem ou nas estradas perto. O problema é que as estradas com lugares de estacionamento são aquelas que geram maior poluição sonora e que consequentemente diminuem o valor dos edifícios adjacentes a esta. Quando se substituem as estradas por outras com maiores passeios e árvores, o número de estacionamento disponível fica prejudicado e o tráfego aumenta demasiado. Assim, com garagens e parques de estacionamento, consegue-se colmatar todas as necessidades de estacionamento sem aumentar tráfego e sem diminuir o valor dos edifícios.

 

Automatic Emptying e Automatic Bulldoze

Se há algo bastante irritante em Cities: Skylines, é a necessidade de manualmente ordenar lixeiras e cemitérios que estejam 100% cheios a esvaziarem-se para outros edifícios (geralmente outras lixeiras ou cemitérios). Em cidades onde se possuam dezenas de edifícios destes, ter de verificar cada um para ver se está cheio torna-se cansativo. Este mod elimina esse problema, fornecendo a ordem para esvaziar automaticamente assim que estes atingem 100% da sua lotação. Absolutamente vital para cidades grandes.

Já o ‘Automatic Bulldoze’ remove automaticamente os edifícios que estejam abandonados ou que tenham ardido, algo que também se tem de fazer manualmente no jogo vanilla e que se torna incomportável para uma cidade grande.

 

Chirpy Exterminator

Não é preciso muitas horas de jogo para nos fartar-mos de Chirpy, o pássaro que a Colossal Order inseriu no jogo para, supostamente, nos dar uma ‘ideia dos pensamentos dos cidadãos’. Excepto que não funciona dessa forma e as frases com que nos bombardeia constantemente pouco ou nada têm a haver com a cidade e o que estamos a fazer. Este mod simples elimina o pássaro de vez.

 

Improved Public Transport e Auto Line Color

http://images.akamai.steamusercontent.com/ugc/39744554282451547/84F521F54F2C14C2BEB66974AE6C537BF7788891/

A rede de transportes públicos é um forte de Cities: Skylines mas ainda assim o jogo vanilla não nos controlo avançado sobre esta. Este mod permite-nos ter um maior controlo sobre as redes de transportes públicos, permitindo-nos seleccionar o tipo e quantidade de veículos, controlar o intervalo entre estes, controlar a velocidade, o preço e até mesmo o número de passageiros que os veículos vão transportar. Um mod detalhado que nos permite ver até os custos e rendimentos de cada linha de transporte público, e que apesar de tudo é muito simples de usar. É aconselhado que juntamente com este mod se usem assets de autocarros diferentes, por exemplo, para fornecer variedade. Sem este mod, controlo detalhado e avançado sobre as linhas de transporte público é impossível o que torna também impossível usufruir a 100% deste tipo de transporte.

Para além deste mod, usar o ‘Auto Line Color’ é importante para garantir que cada linha terá a sua cor distinta, sem que sejamos nós a ter de verificar que cores já foram usadas ou não.

Update: Com o DLC Mass Transit e os novos updates, torna-se necessário substituir o mod ‘Improved Public Transport’ pelo ‘Improved Public Transport 2’, recriado por BloodyPenguin, já que o primeiro não foi continuado pelo autor e não é aceite pela nova versão do jogo.

 

Persistent Resource View

Quando começamos a criar distritos de indústria especializada, torna-se necessário recorrer à opção de ‘Visualização de Recursos’, onde o mapa fica em branco e as únicas manchas a cor são as dos recursos disponíveis (minério, petróleo, floresta e campos agrícolas). Contudo, no jogo vanilla, mal se selecciona a opção de criação de distritos, esta visão desaparece e torna-se impossível ver as áreas que queremos delimitar para os distritos. Com este mod essa dificuldade desaparece e esta opção de visualização está sempre disponível até ser fechada. Perfeito para delimitar bem distritos especializados.

 

[ARIS] Skylines Overwatch

Um mod complexo que organiza e permite o bom funcionamento de outros sub-mods, nomeadamente o ‘Enhanced Garbage Truck AI’, ‘Enhanced Hearse AI’, ‘Early Death’ e ‘Remove Stuck Vehicles’.
O ‘Enhanced Garbage Truck AI’ e ‘Enhanced Hearse AI’ controlam o número de camiões do lixo e número de carros funerários, respectivamente, que se movimentam na cidade, apagando o problema que por vezes ocorria de ter uma cidade cheia de lixo e não ver camiões do lixo a recolhe-lo mesmo quando os aterros não estavam cheios.
O ‘Remove Stuck Vehicles’ é imensamente útil porque todo o comportamento dos veículos no jogo tem falhas (tal como Sim City 4 já tinha) e acontece muitas vezes que os veículos ficam presos em arruamentos ou intersecções, especialmente útil para comboios e barcos.
Já o ‘Early Death’ fornece uma probabilidade extra dos cidadãos morrerem espontâneamente, por acidente ou doença, e esta depende de factores como saúde, educação e até mesmo rendimento de cada cidadão. É útil para fornecer um bocado mais de dificuldade a um jogo que já é por norma simples.

 

Network Extension Project

Um mod que fornece dezenas de novas estradas e arruamentos, incluindo estradas de 3 faixas, estradas pedonais, auto-estradas de 5 faixas, etc. Útil para aumentar a diversidade e facilitar o tráfego.

Update: Este mod deixa de ser necessário quando se usa o DLC Mass Transit. Este DLC já traz consigo vários dos tipos de estradas introduzidos por este mod.

 

Modular Through Station de BadPeanut

http://images.akamai.steamusercontent.com/ugc/366281301005124079/47444328C1C41AEDFE2F5F70E2BED6350670465C/?interpolation=lanczos-none&output-format=jpeg&output-quality=95&fit=inside|637:358&composite-to%3D%2A%2C%2A%7C637%3A358&background-color=black

Caminhos de ferro é um dos pontos fracos de Cities: Skylines. Tão fraco que existe um bug onde estes caminhos de ferro ficam facilmente sobre-lotados se existirem várias estações de comboio (passageiros e/ou mercadorias) ligadas às ligações exteriores. Criar linhas de comboio que só aceitem tráfego local torna-se complicado quando a única estação disponível só tem 2 faixas para comboios. Mesmo outros assets de estações tendem só a ter duas faixas, embora existam alguns que permitem ter 4 mas que não funcionam muito bem.

O modder BadPeanut decidiu acabar com isso ao criar uma estação modular que funciona bastante bem sem ser precisos mods adicionais. A única coisa que se tem de fazer é decidir quantas linhas queremos. Assim, torna-se possível criar uma estação de comboios que recebe todo o tráfego de passageiros vindo de fora e da qual depois partem os comboios para as linhas locais da cidade. Este é um mod essencial para combater o problema do sobre-lotação das linhas de comboio que a Colossal Order ainda não corrigiu.

Update: Este mod deixa de ser necessário quando se usa o DLC Mass Transit. Este DLC já traz consigo uma estação com várias linhas de caminho de ferro, embora com um número fixo de linhas. Poderá ainda ser útil se se pretenderem estações com menos linhas.

 

Time Warp

Tal como acontece com muitos jogos do género, quando a cidade já se encontra muito grande, o jogo começa a ficar cada vez mais lento, dependendo do computador que está a ser utilizado. Para cidades gigantes pode ficar tão lento que um só dia demora dezenas de minutos a passar. Esta lentidão torna o jogo completamente impossível. O mod ‘Time Warp’ permite-nos alterar o tempo no jogo, alterando coisas como a posição do sol, o ciclo dia-noite e, muito mais importante, alterando a velocidade com que o tempo passa. Só assim é possível jogar Cities: Skylines em computadores mais fracos ou portáteis sem que este fique demasiado lento.

 

Traffic Manager + Improved AI

Um dos mais importantes mods para Cities: Skylines e que corrige muitos dos erros da Inteligência Artificial do jogo o que toca ao tráfego. Esqueçam filas intermináveis de carros só porque estes se recusam a utilizar todas as vias de uma estrada (como acontece no vanilla e já descrito na review do jogo), esqueçam carros a ficarem bloqueados quase constantemente e certas intersecções só porque o tráfego não está a fluir correctamente. Apesar de fornecer algumas opções como o editor de intersecções, este mod funciona muito bem sozinho sem intervenção da parte do jogador.

 

Realistic Population and Consumption

http://images.akamai.steamusercontent.com/ugc/392173174177487883/90E0791C900FECBA10A423E8FD38C8DBAEA34569/

Provavelmente o mod mais importante desde que o ‘Proper Hardness’ deixou de estar actualizado. Este mod altera por completo o número de habitantes por casa, o número de trabalhadores por edifício, o tempo de viagem entre casa e trabalho e lazer, o número de empregados e desempregados, produção de bens industriais especializados, níveis de poluição, etc. Tudo para tornar Cities: Skylines um jogo mais díficil e desafiante. Esqueçam ter uma casa com uma dezena de pessoas e ao mesmo tempo ter um edifício de 20 andares com apenas 12 empregos, este mod torna o crescimento da cidade muito mais realista.

Este mod fará com que a cidade ganhe uma densidade populacional gigante, o que torna difícil gerir necessidades de saúde e educativas quando só se usam edifícios do jogo vanilla (onde, por exemplo, só temos uma escola primária com capacidade para 300 alunos). Aconselha-se assim a utilização de mais edifícios deste género com maior capacidade.

Aconselha-se também a utilização do ‘Citizen Lifecycle Rebalance’, feito propositadamente para ser compatível com este mod, e que torna também mais realista a vida dos cidadãos nas cidades bem como os modos de transporte utilizados, afecta migrações e altera também a probabilidade de doenças e mortes.

 

Improved Content Manager

Este mod facilita a gestão de todos os mods e assets dentro do jogo, melhorando a janela onde seleccionamos os que queremos usado. Para além disso, torna o jogo mais estável quando este está a carregar os mods, diminuindo o risco de o jogo bloquear ou cair.

 

(Tipo) School Plus

Add-ons simples que nos fornecem escolas básicas e secundárias com muito maior capacidade. Sem elas a nossa cidade terá de ter centenas de escolas devido à baixa capacidade de estudantes que as escolas base do jogo têm.

 

Spawn/Unspwan Position Swapper

Outro mod muito simples que nos permite alterar a posição de entrada e saída de camiões em edifícios que recebem carga. A utilidade deste mod é inquestionável porque nos permite determinar se os camiões entram pela esquerda e saiem pela direita ou vice-versa, conseguindo assim uma entrada fluída e uma saída fácil dos veículos de carga evitando assim constrangimentos de tráfego.

 

Extended Building Information

Cansado de saber porque motivo um edifício não aumenta de nível? De colocar edifícios utilitários mas mesmo assim não ser possível melhorar o rendimento de um edifício. Este mod fornece uma informação mais detalhada sobre o que cada edifício precisa e o que tem a mais (por exemplo, poluição).

 

Bulldozer Elevation Control

Se há algo muito chato em Cities: Skylines, é não puder mudar de níveis de elevação (subterrâneo e da superfície) quando temos activado o modo de demolição. Este mod permite essa mudança carregando apenas nas teclas PageUp e PageDown.

8 COMENTÁRIOS

  1. Boas, cheguei a 1.026.000 habitantes, agora deparei-me que já não posso criar mais nada, nem habitações, zonas comerciais, industriais, estradas, etc, etc. A minha questão, saber se existe alguma coisa que possa fazer, ou um mod que ajude a solucionar isso.

    • Higino Chissanga
      Como nunca tive uma cidade que chegasse a 1 milhão de habitantes, não conhecia sequer essa limitação. O ideal é perguntar mesmo à Paradox se isso não será bug.

      Gabriel Cardoso
      Em versões não-steam tens aqui este vídeo-tutorial em brasileiro: https://www.youtube.com/watch?v=8usIIhmgq30
      Em versões steam, basta ir à workshop, procurar pelo nome do mod e carregar em subscrever (subscribe em inglês).
      Dentro do jogo terás depois de activar os mods no menu Content Manager.

  2. Nao iria comentar porem vi que o artigo é bem recente, obrigado pelo trabalho, acabei de destruir uma cidade de 70k de habitantes pq fiquei bravo pelas limitacoes ( Transitivo interminavel e etc ) agora vi que tem uns mods que mesmo procurando nao pude achar e por vc agora ficou mais facil, vo baixa-los, obrigado.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.