No passado, Satoru Iwata (ex-presidente da Nintendo que faleceu em Julho de 2015) recusara-se sempre a permitir jogos mobile que usem personagens icónicas da Nintendo (como Super Mario), alegando que não permitiria nada que pudesse estragar a imagem da companhia. Embora Iwata tenha anunciado, meses antes da sua morte, que a companhia ir entrar em parceria com a DeNA para criar jogos mobile, ele deixou claro numa entrevista ao Times que os jogos seriam criados e pensados pela Nintendo e portanto não se iriam ver personagens como Super Mario ou Pikachu. De jogos mobile planeados, só saíram até agora jogos como o Miitomo onde as personagens são baseadas nos avatars introduzidos pela Wii e não em personagens conhecidas.

Contudo, o novo presidente da companhia, Tatsumi Kimishima, decidiu mudar de estratégia e a Nintendo preparar-se para lançar já no final de 2016 jogos mobile que usem personagens mais conhecidas da Nintendo, anunciando que até Março de 2017 vão ser de certeza lançados 4 novos jogos mobile. Que jogos e personagens vão ser adaptadas para mobile é ainda uma incógnita. A companhia entrou também em parceria com a The Pokemon Company e a Niantic Labs para trazerem à vida Pokemon Go.

A companhia encontra-se também a desenvolver a Nintendo NX que segundo Kimishima será algo único e diferente, largando assim a Wii e a Wii U. De acordo com o Wall Street Journal, esta consola será um híbrido entre consola e mobile, contendo elementos de ambos que provavelmente podem ser usados conjunto na consola ou separadamente quando se quisesse ir em viagem. Será então de esperar que dentro de um ano ou menos o mercado dos jogos mobile veja um crescimento grande com a quantidade de fãs da Nintendo que já há muito esperavam uma viragem para jogos mobile por parte da companhia.