Rum & Bones é um boardgame inspirado nos MOBAS que têm tido imenso sucesso on-line (League of Legends, DotA 2, Heroes of the Storm, para mencionar alguns), onde tripulações de barcos piratas tentam destruir o barco oponente, competindo assim para obterem o legendário tesouro de Davy Jones.

Este jogo foi concebido para funcionar em equipas de 1, 2 ou 3 jogadores de cada lado e dá aos jogadores o controlo sobre membros da tripulação de cada barco, cada um com habilidades e defesas únicas. As equipas são concebidas por 5 personagens, cada uma destas com um papel muito especifico, e o jogo desafia as equipas a saberem quando trocar de heróis ou continuar a jogar com os mesmos.

Tal como nos MOBA em que o jogo é inspirado, as bases, ou neste caso os barcos, vão criando e lançando soldados que por sua vez são controlados por um conjunto de regras básicas que garantem que existe sempre combate entre os dois barcos, mesmo que os jogadores de ambas as equipas estejam temporariamente sem combater uns com os outros. O jogo também incentiva que os jogadores participam nos combates entre os soldados, permitindo-lhes adquirir “Pieces of Eight” usadas para desbloquear as habilidades mais poderosas das personagens.

Tabuleiro e componentes de Rum & Bones

Como não podia deixar de ser, também existem criaturas neutrais, um dragão marinho e um kraken que aparecem devido a acções de ambas as equipas. Cada uma destas criaturas ataca ambas as equipas indiscriminadamente, destruindo tanto soldados como heróis a todos os turnos.  Cada uma destas criaturas pode ser morta uma vez por jogo, dando bónus a equipa capaz de o matar durante o resto do jogo, tornando-os alvos perigosos e igualmente desejados.

Dois jogos nunca são iguais, com os heróis de cada equipa a criarem situações novas dependendo dos número de soldados que mataram, de quem está na sua equipa e contra que heróis estão a jogar nesse momento, forçando mudanças de estratégia de um momento para o outro. E para quem quiser mais variedade, há sempre a possibilidade de adquirir mais expansões que introduzem novas personagens.

Aconselho vivamente a todos os amantes do género

 

Número de jogadores: 2 a 6

Número ideal de jogadores: 2 a 6

Duração de uma partida: Aproximadamente 60 minutos

Complexidade: Tal como qualquer MOBA, é fácil aprender as regras de Rum & Bones mas é necessário jogar-se alguns jogos até se conseguir desenvolver boas estratégias. É indicado para quem já tenha alguma experiência com jogos e goste de jogos onde há conflito directo entre jogadores e equipas.

Replayability: O jogo está feito para ser bastante variado mesmo sendo limitado em termos de tabuleiro. Isto porque as personagens podem mudar de jogo para jogo e as estratégias dependem sempre da situação em que se está.

Avaliação pessoal: 8/10