Skyrim Survival

6 anos depois de ter sido lançado Skyrim vai, oficialmente, ter um novo modo de jogo, Survival, baseado naquilo que vários mods já traziam.

Este novo modo promete aumentar muito a dificuldade do jogo, trazendo vários novos desafios mesmo para os jogadores mais experientes, nomeadamente fome, fatiga e ambiente agreste.

Para cada um já se sabem alguns detalhes :

  • Fome

A Fome vai afectar a stamina da nossa personagem conjuntamente com a capacidade de usar armas. A medida que a fome aumentar uma marca negra vai aparecer na barra de stamina, reduzindo constantemente a quantidade disponível.

Comer faz os efeitos da fome desaparecer, e se comerem o suficiente vão ganhar um bónus temporário “De barriga cheia” (ainda não há detalhes sobre o que este bónus vai dar). Uma coisa que é preciso frisar é que comida cozinhada vai restaurar mais que comida crua, ou acabada de apanhar. Adicionalmente, carne crua pode (e vai) causar envenenamento alimentar, que impede que a vossa vida suba até que o veneno desapareça.

  • Fatiga

O segundo dos novos elementos, fatiga, vai obrigar os jogadores a descansar mais vezes. Se a personagem não repousar de periodicamente, tanto o efeito de poções  como a capacidade natural de recuperar stamina e magica vai começar a reduzir.

Para anular os efeitos da fatiga o jogador vai ter que descansar numa cama, dormir ao relento apenas restaura parcialmente os efeitos da fatiga

Adicionalmente, passa a só ser possível subir de nível quando se dorme numa cama.

  • Ambiente agreste

O terceiro componente deste novo modo é o próprio clima. Skyrim passa-se no norte gelado e sempre que andaram no gelo vão ter de se agasalhar. Se ignorarem o frio, a vossa saúde vai começar a descer e com tempo a vossa capacidade de andar e de fazer magia vai também ser reduzida, e todos estes atributos vão continuar a descer até que a vossa vida chega a zero e a vossa personagem morrer devido a exposição aos elementos.

Para se manterem quentes, precisam de armaduras preparadas para vos aquecer. Algumas armaduras vão ter um novo atributo, que indica o quão resistente ao frio elas vos tornam. Adicionalmente, uma sopa quente ou uma tocha acesa podem reduzir os efeitos do frio durante algum tempo.

Além destas três componentes, o novo modo de Skyrim vai ter mais alguns detalhes:

  • Nadar no frio vai imediatamente começar a reduzir a vossa vida
  • Deixar de ser possível deslocarem-se automaticamente para uma zona do mapa já explorada (vulgo Fast Travel)
  • Deixa de haver regeneração natural de vida
  • O peso total que as personagem podem transportar vai ser reduzido de forma significativa
  • É possível contrair doenças de animas selvagens, que se não forem tratadas vão piorar ao longo do tempo
  • Os templos deixam de curar doenças de graça, em vez disso vai passar a ser preciso uma oferenda de ouro dependendo do numero do doenças, dificuldade de cada uma e o seu estado de progresso.
  • As habilidades que aumentam o peso que podemos transportar vão ser todas alteradas para aumentarem 50 em vez dos 100 actuais.
  • Tornar-se um vampiro ou lobisomem vai diminuir consideravelmente os efeitos do frio. Adicionalmente, o jogador pode restaurar todos os efeitos do frio comendo uma vítima.

Neste momento é que tudo o que se sabe sobre este novo modo, mas é o suficiente para eu acreditar que mesmo jogadores experientes vão ter horas de diversão a tentar dominar este novo nível de dificuldade.

Estão tão entusiasmados quanto eu?

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.