Cansado de jogos de cartas com inúmeras regras e truques macabros que permitem ganhar em poucos turnos, mas com vontade e jogar algo onde podes atacar o adversário e destruir-lhe o jogo? Então Smash Up é para ti!

Smash Up é um jogo de cartas mas não é um jogo de construir deck. Em vez disso cada jogador pega em dois baralhos de 20 cartas e baralha-os em conjunto criando assim o deck que irá usar durante todo o jogo. E as combinações possíveis são imensas já que cada baralho de 20 cartas tem um tema específico. Desde ninjas, a marcianos, a plantas assassinas, fantasmas, robôs, adoradores de Cthulhu, até mesmo dinossauros com lasers! E todos vão tentar combater por localizações específicas como uma nave-mãe alienígena, laboratórios secretos, centros comerciais, a cidade de Tortuga, etc.

Em Smash Up cada jogador terá no seu baralho criaturas e acções e por turno pode-se jogar uma de cada. Para saber o que cada carta faz, basta ler a sua descrição. As acções podem afectar criaturas, jogadores, decks de jogos ou até mesmo as localizações por as quais se combate. As criaturas são jogadas nas localizações, usando depois estas como arena. Quando a soma do poder das criaturas for igual ou superior ao requerido pela localização, esta ‘explode’ no final do turno do jogador activo, dando pontos aos jogadores com mais pontos (geralmente aos 3 primeiros), criando um efeito descrito na carta da localização e descartando as criaturas que participaram nessa arena. No final do turno, o jogador compra duas cartas e passa a vez. O jogo acaba imediatamente quando alguém chega a 15 pontos de vitória, ou em caso de empate quando alguém conseguir mais pontos que qualquer outro adversário mas acima de 15 pontos.

Exemplos de cartas de Smash Up

Graças à enorme quantidade de baralhos, especialmente se forem usadas expansões, é praticamente impossível ter partidas iguais e as mecânicas do jogo tornam-no bastante interactivo entre jogadores e requerem constante atenção, pois haverá alturas em que as jogadas têm de ser bem planeadas ou dá-se inadvertidamente a vitória a outro jogador. As combinações que resultam da mistura de baralhos também tornam o jogo bastante divertido, mesmo quando não há grande sinergia entre os baralhos.

Smash Up é um jogo que deve ser jogado por todos os que gostem de jogos de cartas, pelo menos uma vez.

 

Número de jogadores: 2 a 4 mas as expansões permitem sempre adicionar mais jogadores.

Número ideal de jogadores: 4

Duração de uma partida: Entre entre 10 a 15 minutos por jogador. Se forem mais de 6 jogadores, o jogo poderá tornar-se demasiado lente e secante.

Complexidade: Smash Up é um jogo bastante simples de aprender a jogar, ideal para quem queira um jogo divertido e emocionante mesmo sem ter grande experiência de jogo. Ainda assim, só ao fim de se jogar umas poucas vezes é que se consegue começar a desenhar boas estratégias dependendo dos baralhos que se está a usar.

Replayability: Smash Up pode ser jogador inúmeras vezes sem cansar pois nenhuma partida acaba igual à anterior se os decks usados forem variando.

Avaliação pessoal: 8/10