Sniper Elite 4

Sniper Elite 4 é o mais recente jogo da saga Sniper Elite, e um dos melhores shooters tácticos e de combate furtivo que existe. Nele continuamos a saga de Karl Fairburne, um atirador de elite das forças especiais americanas. Em Sniper Elite V2, jogamos com ele nas ruínas de Berlim e outros locais da Alemanha Nazi já devastada e nos últimos dias da guerra. As duas sequelas que se seguiram, Sniper Elite 3: Afrika e agora Sniper Elite 4: Italia, são na verdade prequelas, mostrando as primeiras missões de Karl tanto no teatro de guerra norte-africano como agora no teatro de guerra da invasão a Itália por parte dos aliados.

Num jogo carregado de cenários lindos e espaçosos, Sniper Elite 4 responde bem à critica de que era difícil fazer tiros de longo alcance nos jogos anteriores. Munidos de uma espingarda de longo alcance, de uma metralhadora e pistola como arma secundária e ainda alguns utensílios úteis como armadilhas, apitos para chamar à atenção, dinamite, etc, teremos de navegar nestes mapas para cumprir os vários objectivos, o que geralmente nos leva a ter de matar muitos soldados pelo caminho, de preferência com tiros difíceis e de longo alcance (ao perto, esses soldados são bastante perigosos) ou arranjando estratagemas para os derrubar de forma silenciosa e sem chamar à atenção.

Grandes e amplos mapas de Sniper Elite 4

Neste jogo temos uma grande liberdade em termos de navegar no cenário. Pudemos subir a telhados, entrar em várias casas, ter de esconder em arbustos ou atrás de caixas e carros, tudo para passarmos despercebidos e obter os melhores pontos de vantagem para usarmos a espingarda. Mas é importante ter cuidado, já que atiradores inimigos também se encontram presentes. E se formos vistos, o ideal é mesmo fugir para esconder, caso contrário vemo-nos envolvidos num tiroteio do qual poderemos não sair vivos. Compete-nos planear e executar cada disparo, cada ataque, com cuidado e paciência, comportamentos típicos de atiradores profissionais.

Claro que atiradores profissionais não possuem as ajudas que Sniper Elite 4 fornece, como a da mira que aponta directamente para onde temos de disparar por forma a acertar no inimigo, mas ao contrário do que acontecia com os jogos anteriores neste já temos de ajustar a mira para distâncias de centenas de metros.

Mira em Sniper Elite 4

Diferindo também dos anteriores, nem todas as armas estão disponíveis, ou ficam disponíveis ao longo do jogo. Algumas são mesmo exclusivas a DLCs. Mas não são verdadeiramente necessárias, ainda para mais quando Sniper Elite 4 conta com um sistema de ‘achievements’ para as armas. Basta conseguirmos completar os desafios que cada arma tem para a melhorar. E o próprio Karl Fairburne tem habilidades especiais que pode ganhar, coisas que parecem mínimas mas fornecem um bónus significativo. Para tal, só precisamos de ganhar XP matando inimigos (quanto mais difícil de executar é a maneira como matamos o alvo, mais XP ganhamos).

E claro, para os que gostam de ‘gore’ e violência, a câmara raio-x que nos mostra os orgãos e/ou ossos destruídos pelas nossas balas ou facadas continua a existir (podendo ser desactivada nas opções de jogo).

Sniper Elite 4, X-ray kill

Sniper Elite 4 é uma evolução positiva face ao anterior, em que apenas consigo apontar como falha as expressões faciais das personagens (claramente piores que os usados em Sniper Elite 3). Tudo o resto, desde a grande dificuldade do jogo sem recurso a miras de ajuda e tutoriais, aos vários modos disponíveis para além da campanha single-player, à enorme variedade de emboscadas que se pode fazer, fazem de Sniper Elite 4 um dos melhores jogos de combate furtivo. Nele temos de ter muito mais que boa pontaria, temos de ter pensamento táctico e estratégico, temos de ponderar antes de avançar e temos de usar os nossos recursos e o terreno para nosso próprio proveito sempre que possível.

 

Avaliação pessoal: 8,5 / 10

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.