Splendor

Simples e bastante desafiante, Splendor é um jogo onde cada jogador é um mercador renascentista de gemas preciosas, que terá de adquirir minas de gemas, rotas de comércio e lojas prestigiantes para adquirir o maior prestigio. Se tiver riqueza suficiente, poderá até adquirir o apoio de um ou mais nobres, aumentando assim o prestigio.

Splendor é um jogo extremamente simples mas ao mesmo tempo requer uma boa capacidade de planeamento e gestão de recursos. Começando com zero recursos e sem pontos de prestigio, cada jogador terá de fazer o seu melhor para ser o primeiro a adquirir um total de 15 pontos de prestigio. Por turno, cada jogador poderá fazer uma de 3 acções:

1 – Ir buscar 3 discos e gemas diferentes, ou 2 discos do mesmo tipo de gema preciosa (só se a pilha desse tipo de gemas tiver 4 ou mais discos)

2 – Comprar uma carta das disponíveis na mesa. A carta pode ser de qualquer um dos três níveis (há três níveis diferentes, verde, amarelo e azul, e cada um desses níveis tem apenas 4 cartas reveladas no tabuleiro em cada altura). Ou então pode-se comprar uma carta da mão.

3 – Reservar uma carta, tirando-a do tabuleiro para a nossa mão. A carta reservada poderá ser comprada noutro turno, tal como indicado em cima. Reservar cartas tem o benefício de nos garantir cartas que desejados, de impedir que outros as comprem, e permite-nos também ir buscar 1 de ouro (disco amarelo) que serve de joker, substituindo qualquer uma gema. Só se pode ter, no máximo, 3 cartas reservadas na nossa mão.

 

Componentes de Splendor

Quando uma carta é comprada ou reservada, ela é imediatamente substituída por outra do baralho do mesmo nível.

Seja ela comprada da mesa ou da mão, é necessário pagar o custo da carta, indicado pelos números no canto inferior esquerdo. Esse custo é pago sob forma de gemas, tendo de gastar gemas do tipo indicado pelas cores. As cartas adquiridas, para além de fornecerem gemas que nunca são gastas (apresentada pela gema no canto superior direito da cada carta), podem também fornecer pontos de prestigio (número no canto superior esquerdo). Quando maior o nível delas, maior os pontos de prestigio fornecidos mas também maiores são os custos da carta.

É também com as cartas compradas que pudemos adquirir o patrocínio de um dos nobres presentes no tabuleiro. Para isso temos de ter um número do mesmo tipo de gemas, indicado no canto inferior esquerdo das peças dos nobres.

 

E resume-se a isto, a três possíveis jogadas, um tabuleiro de 12 cartas reveladas (4 de cada baralho) e um número de nobres revelados igual ao número de jogadores +1. E no entanto, Splendor, um jogo bastante premiado, leva-nos a ter de ponderar bem numa estratégia e a saber adaptar à medida que os adversários vão jogando. Quando se joga com quem já conheça o jogo, este torna-se rápido, divertido e desafiante, levando-nos a criar estratégias (umas mais rápidas que outras) mas que facilmente são alteradas simplesmente porque um outro jogador comprou ou reservou uma carta que desejávamos ou para a qual poupamos gemas.

Número de jogadores: 2 – 4

Número ideal de jogadores: 3

Duração de uma partida: 30 minutos

Complexidade: Splendor é imensamente simples e fácil de aprender. Ideal para quem gosta de jogos rápidos, desafiantes e até para quem tem pouca experiência de boardgames

Replayability: Splendor é um jogo que se pode jogar várias vezes sem ser igual. Contudo, por vezes é possível formular estratégias que se não forem imediatamente contrariadas pelos restantes jogadores, podem-nos garantir o jogo, independentemente das cartas reveladas. Nessa altura, o ideal é jogar com jogadores mais experientes ou que já conhecem essa estratégia e como a contrariar.

Avaliação pessoal: 9/10

2 COMENTÁRIOS

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.