Stellaris Apocalypse

Stellaris: Apocalypse é o segundo DLC pago deste fantástico jogo 4x. Com ele veio também o update 2.0 que é a primeira grande mudança que a Paradox fez a Stellaris, mudança profunda que altera por completo a forma como se joga (tal como costuma fazer com outros jogos seus, como por exemplo Europa Universalis IV). Este novo update tem também forte impacto nos mods de Stellaris, que mesmo updated podem ter alguns conflitos ou tornarem-se obsoletos.

Quão forte é esse impacto? Grande o suficiente para terem de aprender muita coisa de novo. Toda a forma de viajar entre sistemas solares foi completamente alterada. Esqueçam os wormholes ou a warp, com este update todos começam apenas com movimentação através de hyperlanes. A própria Paradox admitiu que diferentes modos de movimentação como havia antes era espectacular na teoria mas trazia sérios problemas de equilíbrio de jogo. Quem tivesse elevada experiência de jogo conseguia ter sempre vantagem sobre todos os outros ao usar wormholes, por exemplo. E tacticamente era impossível tomar grande proveito dos sistemas solares e tentar criar ‘pontos de obstrução’ onde se poderia defender melhor de invasores. Com as novas mudanças, o desequilíbrio desaparece e torna-se possível defender melhor o nosso império já que os restantes não podem entrar por onde lhes apetece.

Wormholes continuam a existir, mas são fixos e poucos. E é preciso uma tecnologia específica para conseguir navegar através deles.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.