Talisman

Talisman é um misto de jogo de tabuleiro com RPG, uma espécie de aventura de aventura medieval (como as de Dungeons & Dragons) passada para o tabuleiro. Neste jogo, cada jogador controla uma personagem entre as muitas que há para escolher (guerreiro, ladrão, feiticeiro, druida, entre muitas outras) e terá de chegar à mítica Coroa de Controlo que lhe permite eliminar os restantes jogadores com alguma facilidade. Mas chegar à coroa não será fácil. Os jogadores começam num mundo exterior, relativamente calmo e pacífico, e vão ter de entrar num mundo subterrâneo para encontrar a Coroa, uma viagem que é árdua por si só e que se torna ainda mais difícil quando os jogadores começam activamente a jogar uns contra os outros. No final do jogo, só um sobreviverá.

Em Talisman, cada jogador controla então uma personagem única que possui habilidades especiais. Essa personagem é caracterizada por alguns atributos: pontos de vida, Força e Craft (magia e inteligência), que durante o jogo podem variar (e que, claro, quanto maior for o valor destes atributos melhor). Existe também o atributo Destino, que fornece um pequeno conjunto de marcadores úteis para re-rolar dados. As personagens existentes diferem umas das outras, tanto nos atributos (algumas especializadas em Força, outras em Craft, outras um misto dos dois) bem como nas habilidades especiais, equipamento e feitiços com que começam. Para além dos atributos, as personagens são definidas por alinhamento Bom, Neutro ou Mau, que altera o efeito de algumas casas e eventos. Este alinhamento também poderá ser alterado durante o jogo.

O jogo é de mecânicas muito simples, cada jogador começa o seu turno por lançar um dado e mover um número de casas igual ao resultado no dado, ou para a esquerda ou para a direita. Quando se acaba o movimento, resolve-se o efeito descrito na casa do tabuleiro onde se calhou. Felizmente o efeito está descrito no tabuleiro, tornando o jogo bastante fácil e fluído. Na maioria das casas o jogador deverá tirar uma carta do baralho de eventos e resolver o efeito desta que poderá ser equipamento para si, um evento só para aquela casa e que pode ser temporário ou permanente, um evento que afecta todo o tabuleiro ou uma criatura para defrontar. Se encontrar uma criatura, o jogador terá de defronta-la (usando Força para a maioria das criaturas, ou Craft para outras) ou fugir embora o ideal seja tentar matar o maior número de criaturas para as usar como ‘troféus’ que podem aumentar ou a Força ou o Craft.

https://i2.wp.com/cf.geekdo-images.com/images/pic379771.jpg?resize=696%2C460&ssl=1

Por vezes o jogador acabará numa casa onde já se encontra outra personagem de outro jogador. Quando tal acontece, ou se ignoram, ou o jogador ataca essa personagem com a sua Força (ou para o caso de feiticeiros com o seu Craft). Para tal cada um rola um dado e soma ao resultado o atributo usado e quaisquer outros modificadores (de equipamento, por exemplo). Se o atacante tiver um resultado maior, terá de optar por tirar um ponto de vida ao outro jogador ou tirar-lhe um equipamento à sua escolha. Se o defensor ganhar, o atacante perde um ponto de vida. Mas mesmo que um jogador perca a sua personagem, este não tem de ficar fora do jogo, em vez disso o jogador escolhe uma nova personagem e volta a entrar na ronda seguinte. Só quando um jogador perde uma personagem contra a Coroa de Comando, então aí sim ele não poderá voltar a entrar.

Os jogadores têm ainda a possibilidade de utilizar feitiços, sendo que estes dependem maioritariamente do atributo Craft. Quando um feitiço é utilizado, este é depois descartado. A maioria das personagens fica bastante limitada no que toca a feitiços, porque adquirir um não é fácil. Algumas personagens, como o feiticeiro, focam-se no uso de feitiços e têm habilidades que lhe permitem adquirir mais ou ganhar um feitiço quando se usa um.

Eventualmente os jogadores têm de abandonar o mundo exterior e começar a viajar para o interior. Para chegar ao mundo do meio, que fica no sopé de montanhas, ou se atravessa com um barco ou se luta contra o guardião (uma criatura bastante forte). Nesse mundo do meio o efeito das casas torna-se mais intenso e possivelmente agressivo. É também lá que, geralmente, se adquire um Talismã, uma relíquia, da qual só existem 4 cópias logo nem todos os jogadores a poderão obter sem a retirarem de outro e sem o qual não será possível chegar à Coroa. É esta relíquia que dá o nome ao jogo. É neste mundo do meio que se encontra a passagem para o submundo, ou o mundo interior, onde se encontra a Coroa. Mas os desafios deste mundo interior são bastante agressivos, e a própria entrada para este é complicada. Tudo isto faz com que um jogador necessite de se preparar bem antes de pensar em entrar nestes mundos, adquirindo mais equipamento e aumentando os seus atributos antes de tentar a sua sorte. Mas atenção, demasiada preparação também pode significar que se fica muito atrás na corrida permitindo a outros que cheguem à Coroa antes de nós.

 

Versão digital

Talisman tem feito tanto sucesso que já vai na sua 4ª edição e que esta até já foi revista. Para além disso o jogo possui uma versão digital (disponível no Steam). Esta versão, em tudo igual ao jogo de tabuleiro também pode ser aumentada com as várias expansões e é ideal para qualquer um que goste do jogo mas não consiga juntar-se com mais pessoal para o jogar. Claro que ao início parecerá confuso, desconexo, mas uma pessoa que o jogo de tabuleiro rapidamente se ambienta bem à versão digital.

https://i0.wp.com/www.yasdl.com/wp-content/uploads/2013/10/Talisman-Prologue-1.jpg?resize=696%2C464

 

Talisman é um jogo divertido capaz de entreter por horas quem gosta de uma aventura de fantasia medieval. E quando acharem que o jogo base não é suficiente, utilizem uma ou mais das mais de 10 expansões que existem, algumas que aumentam o tabuleiro e/ou introduzem personagens novas e eventos.

 

Número de jogadores: 2 a 6

Número ideal de jogadores: 4

Duração de uma partida: 90 a 150 minutos mas as expansões podem aumentar o tempo

Complexidade: Talisman é um jogo bastante simples: rola dados, avança, faz o efeito do espaço onde se calhou. A complexidade prende-se na componente ‘roleplaying game’ onde construímos a personagem à nossa medida e na forma como lidamos com os outros jogadores.

Replayability: Talisman é um jogo para ser jogador várias vezes, principalmente com as expansões, mas vários jogos seguidos podem ser cansativos.

Avaliação pessoal: 7,8/10

4 COMENTÁRIOS

  1. Olá, boa tarde.

    Saberia atualmente onde tem disponível a versão em pt-br do jogo pra aquisição, mesmo que usado, desde que completo? Agradeço!

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.