A mecânica de jogo

Terraforming Mars é surpreendentemente simples de jogar. No início do jogo cada um recebe uma corporação (para principiantes aconselha-se a ‘Begginer Corporation’). Cada corporação possui efeitos especiais e determina a quantidade de dinheiro inicial. Depois recebe-se 10 cartas do baralho e decide-se com quais se fica, pagando 3 de dinheiro por cada carta desejada. Coloca-se um marcador no valor de temperatura mínima (-30 ºC) e no valor de 0% de oxigénio. Cada jogador coloca um dos seus cubos na posição 1 de cada tipo de produção e 1 cubo no espaço 20 da numeração em redor do mapa. E está-se pronto para jogar.

Cada ronda (geração) tem duas 3 fases. 1º a fase de exploração (onde ganhamos cartas), 2º a fase de acções e por fim a fase de produção.

Fase de Exploração

Na fase de exploração, os jogadores recebem 4 cartas (tirando na primeira ronda, em que recebem 10). Depois decidem quais querem, pagando 3 de dinheiro por carta (a ‘Begginer Corporation’ fica com todas as 10 de graça). Quando todos tiverem escolhido, passa-se à fase seguinte.

Fase de Acções

Na fase de acções os jogadores vão jogar quantas vezes quiserem. O primeiro faz uma ou duas acções, depois o segundo faz o mesmo, etc. até voltar ao primeiro jogador. Isto repete-se várias vezes. Quando um jogador decidir que não fará nenhuma acção, esse jogador passa e não joga mais nessa ronda. A ronda termina quando todos tiverem passado. As acções disponíveis são:

  • Jogar uma carta da mão, pagando o custo dela (canto superior esquerdo). Todas as cartas possuem símbolos (canto superior direito) e para as cartas de símbolo castanho pode-se gastar ferro para baixar o custo (cada 1 de ferro vale 2 de dinheiro) enquanto para cartas com o símbolo da estrela pode-se gastar titânio para baixar o custo (cada 1 de titânio vale 3 de dinheiro). As cartas verdes e azuis jogadas colocam-se à nossa frente viradas para cima e os seus símbolos passam a estar disponíveis. As cartas vermelhas são acções e ficam à nossa frente mas viradas para baixo, ou seja não pudemos considerar os seus símbolos excepto para o final do jogo. Quando se joga uma carta, basta ler para saber os per-requisitos da carta e saber o seu efeito. Algumas cartas azuis fornecem acções que podem ser feitas uma vez por geração (indicadas por uma seta vermelha no texto da carta).
    Muitas cartas afectam a produção, seja nossa seja de outros jogadores, e para a conseguirmos jogar temos de conseguir mexer nessa mesma produção. Se tal não for possível (por exemplo, termos de baixar a nossa produção de um recurso em 1 mas esta estar já a 0), então não pudemos jogar a carta. Outros requisitos como tirar plantas ou adicionar recursos a outra carta não são obrigatórios e pudemos joga-la mesmo que não sejam cumpridos.

Exemplo de cartas de Terraforming Mars

  • Executar um projecto genérico (‘standard project’), que podem ser descartar cartas da mão para ganhar 1 de dinheiro por carta descartada; subir a produção de energia; aumentar a temperatura do planeta uma casa (algo que geralmente se consegue atirando asteróides contra o planeta); colocar um oceano; colocar uma floresta; ou colocar uma cidade e aumentar a produção de dinheiro em 1.
  • Gastar 8 plantas para colocar uma floresta.
  • Gastar 8 de calor para aumentar a temperatura numa casa.
  • Pagar 8 de dinheiro para reclamar o direito de um marco (‘milestone’). No final do jogo, cada marco dá 5 pontos. É obrigatório ter os requisitos desse marco para o reclamar. Só se podem reclamar 3 marcos.
  • Investir num prémio. No final do jogo, quem tiver ganho o prémio em questão ganha no final 5 pontos e quem ficar em segundo lugar ganha 2 (em caso de empate, os jogadores empatados ganham os mesmos pontos). Os prémios são: ter maior número de telhas em jogo, maior produção de dinheiro, mais símbolos de ciência, mais cubos de calor ou maior somatório de cubos de ferro e titânio. A primeira vez que alguém investir, tem de pagar 8 de dinheiro, a segunda 14 e a terceira 20. No máximo só se podem investir em 3 prémios.

 

Fase de Produção

Quando todos tiverem passado, a fase de acções termina e dá-se a fase de produção. Toda a energia produzida é convertida em calor e depois ganha-se um número de recursos indicado pela nossa produção. Ter em atenção que a produção de dinheiro é igual à nossa cotação (a cotação, o ‘Terraforming Rating’, é indicado pela nossa posição na escala de números em redor do mapa) mais o número indicado na nossa produção. Por sua vez, todos os recursos (incluindo dinheiro) são marcados por cubos. Cubos de cobre equivalem a 1 recurso cada, cubos de prata equivalem a 5, cubos de ouro equivalem a 10.

Produção e recursos de Terraforming Mars

Terraforming Mars termina quando o planeta tiver 14% de oxigénio, 9 oceanos e uma temperatura média de 8 ºC.

Importante

É preciso ter atenção que:

  • Quando se coloca uma floresta, o oxigénio sobe uma casa e colocamos um cubo para dizer que esta nos pertence. Cada floresta vale, no final do jogo 1 ponto de vitória.
  • Por cada oceano que colocamos, por cada casa de oxigénio ou temperatura que subimos, o nosso ‘Terraforming Rating’ sobe 1.
  • Quando colocamos uma cidade colocamos o nosso cubo nela para indicar que nos pertence. Esta dará 1 ponto por cada floresta adjacente a si (não interessa de quem é a floresta). Cidades não podem ser colocadas adjacentes a outra cidade, a menos que seja colocada por uma carta que permita fazê-lo.
  • Quando colocamos uma peça, ganhamos 2 de dinheiro por cada oceano adjacente a essa peça (se existir).
  • Quando os parâmetros de final de jogo tiverem sido obedecidos, este não acaba logo. Termina-se apenas após a fase de produção dessa ronda e dando ainda hipótese de converter plantas em floresta.
  • Cada vez que se coloca uma peça no mapa, seja ela qual for, ganhamos os bónus indicados no mapa. Existem também alguns bónus para quem conseguir subir a temperatura (dois deles aumentam a produção de calor desse jogador, outro permite colocar um oceano grátis) e um bónus para quem subir o oxigénio para 8% (aumentar a temperatura em uma casa).

No fim conta-se a pontuação, que será o nosso ‘Terraforming Rating’ mais pontos das florestas, mais pontos das cidades, mais pontos dos marcos, das apostas e por fim das cartas.

 

Corporate Era

Querem uma partida mais complexa, longa e divertida? Terraforming Mars tem ainda a possibilidade de adicionarem mais cartas ao deck. Estas estão viradas para o desenvolvimento da corporação e a sabotagem de adversários. Estas cartas (bem como duas corporações) só devem ser usadas no modo de jogo Corporate Era, que se destina a tornar o jogo mais desafiante e interactivo. Podem encontrar estas cartas pelo símbolo de uma setinha pequena a apontar para cima, que se encontra no canto inferior esquerdo das cartas e corporação que pertencem à Corporate Era.

 

Draft

E para ajudar ainda mais na complexidade, e também aumentar a duração de jogo, Terraforming Mars tem ainda a variante de draft na fase de exploração. Em todas as rondas excepto na primeira, quando recebemos 4 cartas, guardamos 1 e passamos as restantes para o jogador seguinte. De outro jogador recebemos 3 cartas, dessas escolhemos 1 para guardar e passamos as outras 2 para o jogador seguinte. O processo repete-se até todos terem 4 cartas diferentes, guardadas para si. A escolha das cartas a comprar faz-se então a partir dessas 4 cartas.

Esta variante permite ter um maior controlo sobre as cartas que todos os jogadores recebem e consequentemente afectar muito o jogo de todos, tornando Terraforming Mars muito mais interessante e divertido.

1
2
REVIEW GERAL
Avaliação Pessoal
9,6
Avatar
Engenheiro de profissão e gamer por gosto, João Paulo adora boardgames, RPGs de mesa e computador, RTS e shooters e olha para jogos para uma excelente forma de arte, transmitir emoções e contar histórias fenomenais.

4 COMENTÁRIOS

  1. […] Terraforming Mars é um jogo onde tomamos controlo de uma corporação que tem de trabalhar e investir no planeta vermelho com um único propósito: tornar Marte num planeta capaz de suportar vida humana e animal. Com mecânicas muito simples mas extremamente estratégico, este jogo chegou rapidamente ao top de melhores board games pouco tempo depois de ser lançado. […]

  2. […] Terraforming Mars é um excelente jogo que merece as cotações dadas tanto neste site como noutras comunidades. Facilmente um dos melhores jogos ‘engine building’ que existe actualmente (para quem não conhece o termo, este refere-se a jogos onde temos de desenvolver um ‘motor’ que nos ajuda a chegar ao objectivo, ou que nos ajuda a desenvolver ainda mais esse mesmo ‘motor’, de forma exponencial). Para além disso, tem ainda um modo ‘solo’ (single player) que é altamente desafiante tornando-o um dos melhores board games para se jogar sozinho. O objectivo, para além de os objectivos de terraformação que o jogo impõe (14% de oxigénio, 9 oceanos, +8 ºC de temperatura) é tentar sempre fazer o máximo número de pontos, tentando bater o nosso recorde pessoal. […]

  3. […] Terraforming Mars já recebeu duas expansões e foi recentemente revelada a próxima expansão (a terceira de 4 previstas). A primeira não passou de mais 2 mapas diferentes. A segunda, Venus Next, adiciona muitas mais cartas e um pequeno tabuleiro relativo a Vénus. Esta será referente ao ‘início’ da ideia de terra-formar Marte. […]

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.