Um dos melhores boardgames já feitos, Ticket to Ride: Europe é um jogo competitivo que rapidamente se tornou num dos boardgames mais jogados e bem recebidos de sempre. Só em Outubro de 2014 o jogo já tinha vendido mais de 3 milhões de exemplares originando um volume de negócio superior a 100 milhões de euros.

Embora o primeiro Ticket to Ride não seja o Europe, este melhorou bastante o original e tem desde então servido como base para lançar novas expansões. Neste jogo, os jogadores competem entre si para tentar obter o máximo de pontos de vitória e conseguem-no adquirindo troços ferroviários entre as várias cidades da Europa (baseado nas linhas ferroviárias do final do século XIX), colocando neles as suas carruagens. Quando um jogador adquire um dado troço, outros jogadores já não o podem adquirir para si. Para além dos pontos de vitória imediatos por adquirir troços, os jogadores também dispõe de Cartas Bilhete que lhes fornecem pontos extra se conseguirem ligar as cidades indicadas nas cartas. Mas atenção, Bilhetes que não sejam completos funcionam como pontos negativos.

Em Ticket to Ride: Europe, um turno é rápido: o jogador ou adquire um troço descartando da sua mão um igual ao tamanho e à cor do troço que pretende adquirir, ou compra mais cartas para a sua mão (existem várias cores e até cartas Locomotiva que permitem substituir qualquer carta ou que são obrigatórias para adquirir troços específicos), ou compra bilhetes de destino. O jogo consegue assim ser fluído e interessante e manter os jogadores atentos ao que está a acontecer ao mesmo tempo que força os jogadores a pensarem de forma estratégica e a equilibrarem o desejo de adquirir mais cartas ou de adquirirem antes da sua competição as linhas que são mais vitais para si. Para tornar este equilíbrio ainda mais complicado, em Ticket to Ride: Europe existem os troços Túnel onde o jogador arrisca-se a ter de descartar ainda mais cartas de sua mão para o adquirir, e existem também as estações que permitem “usar” linhas dos oponentes para fins de Cartas Bilhete mas que contam como pontos extra no fim de jogo se não forem usadas.

Tabuleiro e componentes de Ticket to Ride

Devido ao seu sucesso, Ticket to Ride tem sido traduzido para muitas línguas diferentes e já possui dezenas de expansões e add-ons oficiais e muitos mais feitos por fãs. Cada uma dessas expansões e add-ons introduzem mapas diferentes (por exemplo, Ticket to Ride: Switzerland introduz o mapa da Suiça) e adicionam algumas mecânicas e alterações novas (que só são usadas para esse novo mapa). Assim, quando já se começa a ficar cansado do jogo base, pode-se continuar a jogar com outros mapas que fornecem toda uma nova experiência de jogo (umas mais agressivas e competitivas que outras).

 

Número de jogadores: 2 a 5

Número ideal de jogadores: 3 a 4

Duração de uma partida: Entre 30 a 60 minutos

Complexidade: Ticket to Ride: Europe é bastante simples e fácil de explicar. Por requerer mais estratégica que sorte, é ideal para quem queira passar um bom bocado num jogo que puxa pelo cérebro sem ter de se meter em jogos que durem muitas horas.

Replayability: Ticket to Ride: Europe é um jogo emocionante que dá vontade de jogar várias vezes, embora cada jogador acabe por definir um estilo de jogo que usará quase sempre.

Avaliação pessoal: 9/10