Vanguard

Há uns meses partilhamos com vocês Mass Effect d20, um RPG de mesa criado por João Paulo Santos, um dos fundadores do Gaming-PT. Agora partilhamos o seu novo RPG, lançado para crowdfunding recentemente.

Vanguard é um RPG da autoria do João, com mecânicas inovadoras e que permite jogar com campanhas de fantasia ou inspiradas na história. Não é nenhum ‘setting’ ou ‘mundo’, mas sim um sistema de regras que pode ser usado para os tipos de campanha mencionados.

Começou a ser criado antes de Mass Effect d20, mas o seu desenvolvimento foi parado para dar lugar a esse. Quando MEd20 foi lançado e estabilizou em termos de updates, Vanguard voltou a subir na lista de prioridades e desde então tem sido desenvolvido e testado regularmente. O resultado final é um jogo sólido, baseado no dado d100 e com mecânicas simples de entender: rola 1d00, adiciona modificadores e tenta ter um resultado superior a 100 para teres sucesso.

É um sistema criado para ser modular: muitas das regras secundárias podem ser removidas. Pode-se jogar um jogo sem magia, por exemplo. E há também regras para criar as próprias raças. O objectivo é que cada grupo possa pegar nestas regras e jogar em qualquer mundo de fantasia ou histórico que queira.

Podem saber mais informações sobre o jogo através da sua página de crowdfunding: Vanguard – a d100 RPG

Se gostam de RPGs de mesa, não deixem de dar uma vista de olhos pela página.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.